Com o objetivo de relançar a criação de habitats favoráveis à recuperação e desenvolvimento das principais espécies cinegéticas na Zona de Caça Municipal de Alijó, a Entidade Gestora da Zona de Caça Municipal de Alijó, implementou a atribuição de um incentivo financeiro para todos os agricultores, proprietários, arrendatários ou usufrutuários de terrenos agrícolas inseridos nesta zona de caça, que criem áreas de sementeira, tendo por condições que o cereal semeado não seja pastoreado e chegue à fase de grão – duro. Esta medida foi bem aceite pelos agricultores verificando-se até à presente data a adesão de meia centena de agricultores com uma área total semeada de aproximadamente 40ha, sujeita a vistoria para cumprimento das condições exigidas.
As vistorias de levantamento das áreas semeadas estão a decorrer, com o objetivo de cumprir com rigor a medida aplicada, bem como para efetuar avaliação da mesma.
Esta medida aplicada foi também apontamento de notícia em duas revistas de caça conceituadas “Caça Maior & Safaris” e “Caça e Cães de Caça”, no mês de Março, como sendo um “Exemplo a Seguir” em Zonas de Caça desta tipologia. Congratulando-se a Entidade Gestora com a situação de ser notícia pelos melhores motivos e sendo esta mais uma forma de motivação para continuar a trabalhar, perspetiva também que esta e outras medidas aplicadas terão os seus frutos nas próximas épocas venatórias em prol da caça e dos caçadores que aqui exercem o seu ato de caça.