Teve lugar no dia 29 Outubro, a I Montaria da atual época venatória. Evento, que já é um cartaz turístico e desportivo do Norte do País, contou com mais de uma centena de caçadores. Numa manhã perfeita para o exercício da caça, reuniram-se cerca de 110 caçadores num restaurante típico da Zona Industrial de Alijó e enquanto se ultimavam as últimas inscrições e se preparava o sorteio das portas, o pequeno almoço foi sendo servido com algumas das melhores e mais variadas iguarias da região. A sempre apreciada alheira, bolinhos de bacalhau e entrecosto assado, rissóis e costeletas de sardinha, acompanhados de arroz de feijão e caldo verde, numa primeira refeição sem a presença de álcool, de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos nesta festa.
Depois de realizado o sorteio e de terem sido recomendadas as últimas questões de segurança, os caçadores partiram para a área da montaria, uma área de 600ha. Os caçadores foram acompanhados por oito matilhas de cães, cerca de 250 animais que cercaram os javalis de modo a atrai-los para os caçadores.
O trabalho dos matilheiros e a pontaria dos caçadores renderam 10 javalis, tendo este sido uma das batidas com melhores resultados.
Este tipo de batidas servem essencialmente para corrigir o número de animais selvagens que existem nas áreas de cultivo e, que todos os anos, provocam prejuízos avultados aos agricultores da região.
No final do dia, caçadores e matilheiros reuniram-se novamente na unidade hoteleira, onde serviram um repasto composto por posta guarnecida de batata a murro, acompanhado com o bom vinho da região e concluído com sobremesas variadas.