Sob um dia convidativo de sol e pouco frio, lembrando pouco o Outono, realizou-se a primeira Montaria em agenda da Época venatória 2009/2010 na Zona de Caça Municipal de Alijó. Juntaram-se 104 monteiros com a ajuda de 8 matilhas de cães, para um dia de caça que rendeu 6 Javalis, sendo um deles navalheiro (animal de grande porte com um peso que rondou os 160Kg). A mancha escolhida para a Montaria foi na Zona de Caça das freguesias de Vila Chã e Sanfins do Douro, numa área de 500 ha.
O dia começou bem cedo logo pelas 08.00 horas da manhã, quando os monteiros e matilheiros se foram concentrando no Restaurante “O Gordo”. O repasto matinal, bem reforçado com o bom presunto da região, alheira caseira, entre outras iguarias e finalizou com um bom caldo de cebola o que ajudou a ganhar forças para o inicio do acto venatório e sem bebidas alcoólicas, salvaguardando as regras de segurança que o acto de caça exige.
Seguiu-se o sorteio das portas, e após todos os monteiros serem distribuídos pelas 14 armadas foram conduzidos às respectivas portas dando-se inicio à caçada. Aqui os monteiros esperaram silenciosamente pelos javalis batidos pelas respectivas matilhas, que aqui tiveram um papel fundamental no sucesso da mesma.
No final os monteiros encontravam-se satifeitos, pois valeu o nº de animais abatidos e o espírito da caçada. Seguiu-se o reforço necessário, o almoço já tardio, que serviu de jantar. As delícias da gastronomia - “Feijoada à Transmontana” ajudaram ao convívio e à conversa. Ao cair da noite foi efectuado o respectivo leilão dos animais abatidos. A noite foi entrando e o convívio continuou…
Verificando-se ano após ano que a Câmara Municipal de Alijó, através da Zona de Caça Municipal, tem organizado montarias de «enorme sucesso» a avaliar pelo resultado das caçadas e também pelo número de participantes, vindos dos mais variados cantos da zona norte, pretende esta Câmara que estes eventos/actos de caça se tornem cada vez mais uma referência, na boa gestão na Zona de Caça Municipal de Alijó.