A Câmara Municipal de Alijó, entidade gestora de uma das áreas de caça de interesse municipal (ZCMA), com uma área de 20459ha, consciente da importância da actividade cinegética no Concelho como factor potenciador de riqueza e desenvolvimento, tem vindo, desde a sua constituição, a efectuar diversas acções centradas no aumento de densidades das espécies cinegéticas de maior relevância (Coelho-Bravo e Perdiz Vermelha). Assim, tendo em conta os repovoamentos efectuados de perdiz vermelha e de forma a avaliar o sucesso destes levou mais uma vez a efeito uma acção para avaliação da abundância relativa da Perdiz Vermelha nesta Zona de Caça – Censos, durante o mês de Julho e Agosto.
Este trabalho foi efectuado com os guardas dos recursos florestais afectos ao Município e com a colaboração de uma equipa de voluntariado jovem para a floresta. A introdução desta equipa na realização dos censos teve como objectivo a sensibilização desta para as vantagens de se efectuar um melhor aproveitamento do mosaico florestal existente pelas espécies cinegéticas.
Como conclusões preliminares ficou a saber-se que os valores médios de densidade situam-se entre 0,5 e 1,5 perdiz/hectare, reflectindo uma variação considerável entre os vários locais estudados.